Cada vez mais, a indicação de que empresas precisam ter seu próprio Big Data é feita. No entanto, muitos empreendedores ainda não entender a necessidade disso.
Dentro de sua empresa, certamente, você gera um volume de dados e de informações enorme todos os dias. Principalmente, se você gerencia uma de médio ou grande porte.
Ter um big data se faz necessário, até mesmo, para a segurança de toda essa informação.
Talvez, esse seja um assunto novo para você, então siga conosco nessa leitura que iremos te auxiliar a entender melhor sobre esse assunto.
Vamos lá?
Você sabe o que é Big Data?
Big Data, se você ainda não sabe, é um conceito que define um grande volume de dados que são estruturados e não estruturados por segundo.
Apesar de não ser um conceito tão novo, o grande ponto é que, na atualidade em que vivemos, a geração de dados é muito superior ao que tínhamos no passado, afinal estamos totalmente conectados através de celulares, notebooks, TVs e diversos outros dispositivos.
Então, a grande vantagem de ter um big data exclusivo para sua empresa é poder fazer o cruzamento de dados obtidos em qualquer dispositivos que esteja ligado a rede. Isso, lhe garante uma otimização de tempo precioso, que pode mudar o rumo de seus negócios.
Imagine estar a um passo a frente de seu concorrente, conquistando um aumento de produtividade, afinal todas as informações estão ali, reunidas e acessíveis a todos?
Justamente por esse motivo, o Big Data passa a ser um item fundamental a empresas que querem obter um crescimento exponencial. Tudo, absolutamente tudo pode ser obtido através do cruzamento de informações.
Feedbacks de satisfação de seus clientes, opiniões, necessidades, itens de desejo e até mesmo, informações de comportamento de compra que ele faz através da internet.
Entendemos que, com um big data, a grande mudança é a conquista de valor para seu negócio. Afinal, quanto maior o número de informações que você tem, maior é a velocidade de aprimoramento de um processo.
Quem deve usar Big Data nos dias de hoje?
Normalmente, empresas que possuem um grande volume de dados já sabem bem da necessidade de um Big Data, tanto que: Google, Facebook, IBM e Facebook são exemplos bastante claros dessa utilização.
A questão é que não adianta fazer um investimento alto nesse tipo de estrutura, se ele não for usado para um agregador de informação. Afinal, será necessário o armazenamento em servidores que lhe custarão um valor expressivo por mês.
Chegamos a um ponto que queria te apresentar, ter um big data não é apenas uma necessidade das grandes empresas. Já existem empresa brasileiras de pequeno porte que utilizam esse tipo de tecnologia para evitar demissões, otimizar serviços e até mesmo, criar novas estratégias.
Partindo desses pensamentos, fica bastante claro que um Big Data pode e deve ser implementado em sua empresa, afinal o trabalho com marketing de dados para sua empresa, será totalmente relevante para seus resultados.
Lendo esse conteúdo, podemos te adiantar que poucas empresas aqui no Brasil estão aplicando esse tipo de tecnologia, então a sua pode ser uma das primeiras.
Como usar Big Data na gestão da minha empresa?
Agora que você tem uma ideia do motivo pelo qual você deve usar um Big Data em sua empresa, podemos sinalizar como principal motivo, senão um dos mais importantes, é a possibilidade de descentralizar a tomada de decisão de um único profissional.
Com o uso Big data, você conseguirá tomar decisão baseada em número, em métricas e em informações relevantes, não levando em conta outros conceitos.
Pense, se você conseguir levar toda essa informação a seus colaboradores através de um banco de dados interno, tudo se torna-se mais versátil.
Obviamente, você precisará estruturar sua empresa para isso, com a utilização de servidores internos e o investimento em armazenamento de dados. Eles podem ser através de servidores na internet, isso tornará o seu trabalho muito mais fácil.
Com essa utilização de dados internos, é possível orientar seus gestores para que fiquem atendo a essas informações, produzindo relatórios comparativos sobre cada setor, avaliando o crescimento e a produtividade da empresa.
Tudo isso, de uma maneira geral, dará uma oportunidade de crescimento muito maior do que apostando em estratégias e ações sem premissas concretas.
Sabemos que, nesse momento, pode implementar um big data em sua empresa e ainda, se familiarizar no gerenciamento pode ser uma grande desafio. Mas acredite, ao passar dos meses, você verá através de seus índices de crescimento a grande mudança que essa nova tecnologia irá trazer a suas atividades.
Conseguiu compreender o motivo e a necessidade das empresas apostarem na implementação de um big data?
Se ainda restou algum tipo de dúvida, por favor, deixe seu comentário para que possamos te ajudar.