É fato que ideias incríveis surgem a todo tempo. Outro fato é que tirar essas ideias do papel demanda recursos e tempo. Quando falamos em programação, sabemos que a melhor opção é criar protótipos antes de iniciar o desenvolvimento, visto que gasta menos tempo e é possível avaliar se é viável investir nessa ideia, ainda em sua fase inicial.
O Figma é uma excelente ferramenta para criação de protótipos e você precisa conhecê-lo!
Figma
Figma é um editor online de design gráfico voltado para prototipagem de interfaces gráficas e experiência do usuário com ênfase em um trabalho colaborativo e isso o torna ainda mais interessante para o uso em empresas de desenvolvimento, visto que o trabalho em equipe é fundamental e traz excelentes resultados na programação.
Com esse editor, é possível esboçar as telas do seu site ou aplicativo do zero ou a partir de modelos prontos, templates editáveis e elementos, além de uma infinidade de plugins oferecidos que ajudam a realizar uma série de tarefas, como remover o fundo de uma imagem, alterar o ângulo das palavras de um texto ou encontrar figuras que possam fazer parte do banco de imagens da aplicação.
Além da edição das telas estáticas (as “imagens paradas”), com o Figma ainda é possível simular uma série de animações comuns nas aplicações, como a transição de uma tela para outra ou a alteração de um elemento quando o cursor do mouse passa sobre ele.
Diferenciais
Com planos gratuitos e pagos, o Figma é uma alternativa a outros editores como o Adobe XD e o Sketch, e se destaca em alguns pontos em relação às demais plataformas.
1° – Não há a necessidade de instalar um software para poder usá-lo.
2° – Há a possibilidade não apenas de visualização, mas também edição por parte de vários usuários ao mesmo tempo, o que é ótimo para cenários de times que atuam de forma remota — como tem sido o caso da Second Mind.
Importante ressaltar também que o Figma oferece suporte inclusive para testagem das telas desenvolvidas dentro dele em aparelhos iOS e Android.
Na Second Mind, a prototipação via Figma permitiu uma melhor visualização gráfica e intuitiva do fluxo do que estava sendo desenvolvido, evitando lapsos que, em outros casos, só seriam percebidos posteriormente. Se tratando de User Experience (UX, ou “Experiência de Usuário”, a área que se dedica a estudar e elaborar formas melhores do usuário interagir com a aplicação), essa pré-visualização propiciada pelo editor foi um grande avanço.
Além disso, também permitiu que a equipe de programadores se planejasse melhor para o desenvolvimento e que questões de implementação pudessem ser melhor discutidas previamente, reduzindo a necessidade de que os desenvolvedores tivessem que se ocupar com a elaboração do design em momentos que poderiam ser voltados mais eficientemente apenas para implementação.
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Autores: Brenda Camilly e Victor Martins