O futuro de sua empresa está ligado à sua capacidade de inovar
A inovação está no DNA de todos nós. Desde seu surgimento, a humanidade vem inovando para se adaptar aos novos tempos. Começamos com a descoberta do fogo, depois com a confecção de ferramentas, armas e, por fim, criamos meios de produção e de locomoção que nos permitiram ocupar continentes distantes.
No campo empresarial, a inovação faz parte do espírito de sobrevivência de uma empresa, principalmente para aquelas que atuam em segmentos altamente competitivos ou muito dinâmicos, como a tecnologia, por exemplo.
Companhias como o Google inovam a todo o momento, buscando novas tecnologias e colocando em prática conhecimentos que tornem a rotina empresarial e o dia a dia de seu consumidor muito mais simples, prático e rápido.
Quando pensamos em inovação, é natural, aliás, que companhias como o Google, que colocam essa filosofia em prática diariamente. Mas a inovação faz parte de todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
Para sobreviver no mundo empresarial é necessário inovar, investir em novas tecnologias, no talento e na criatividade de seus colaboradores. Embora saibamos como a inovação pode se manifestar, algumas empresas têm dificuldades em tornar isso possível.
Afinal, como estimular a inovação principalmente nas pequenas empresas? Como posso garantir que minha companhia sobreviverá a esse ambiente de intensas transformações? Se pensar em inovação faz com que você perca o sono, fique tranquilo. Esse texto é para você.
Aqui, reunimos algumas dicas para lhe ajudar a estimular a inovação, mesmo nas pequenas empresas.
Cultive novos hábitos e atitudes
Um erro muito comum, quando se trata de inovação, é pensar que, para estimular esse novo pensamento, é preciso investir dinheiro. Muito dinheiro. Por isso, muitas micro e pequenas empresas permanecem presas a modos de produção e atuação arcaicos, acumulando prejuízos.
Inovar não significa só investir dinheiro. Significa pensar diferente, ter novos hábitos, agir diferente. Então, antes de mais nada, modifique a forma como você enxerga o mundo corporativo. Esse será o primeiro passo para começar a inovar.
Mantenha o otimismo sempre
Ser inovador não é simples. É algo que dá trabalho, consome energias, tempo, criatividade. Exaure as energias e, algumas vezes, demora em dar resultado. Além disso, quem inova acaba enfrentando adversidades quase a todo o momento.
Com esse cenário, de intensas dificuldades e muitos desafios, é comum perder o ânimo e achar que tudo não passa de perda de tempo e de dinheiro.
Apesar de ser aceitável, o desânimo não deve ser a filosofia central de uma empresa inovadora. É importante se manter sempre otimista, cercado por colaboradores que tenham a mente aberta e estejam dispostos a enfrentar toda e qualquer adversidade para encontrar os caminhos para perseverar em meio a um ambiente mais hostil.
Incentive o trabalho coletivo
Ao contrário do que os filmes e seriados de tevê queriam transmitir, a inovação não é algo que surge do dia para a noite, de uma única mente genial, que tem sempre a solução para todos os problemas.
A inovação, mesmo nas pequenas empresas, é fruto do trabalho coletivo, do pensamento coletivo. Por isso, se você reconhece a importância da inovação e quer que sua empresa tenha essa nova filosofia, estimule o debate, incentive seus colaboradores a discutir boas ideias e implementar soluções para todos os problemas, mesmo aqueles mais simples.
Busque várias fontes de pesquisa
Inovação é, também, uma espécie de busca pelo conhecimento. É conhecer algo, tentar entender o mercado em que você está inserido e, assim, buscar fazer diferente. Quem quer inovar, seja para sua própria empresa ou como colaborador de um grupo, pode buscar fontes de conhecimento em outras fontes.
Nessa hora, do desenvolvimento de novas ideias e soluções, intercambiar conhecimento com pessoas ou entidades que não tenham relação com o seu negócio pode ajudar ainda mais a colocar a inovação em prática em pouco tempo.
Pense fora da caixa
A inovação é criatividade, é novidade, é pensar diferente, encontrar soluções diferentes para um problema comum. Logo, quem precisa inovar ou reconhece a importância dessas mudanças para a sobrevivência da sua empresa precisa pensar fora da caixa.
A princípio, esse tipo de filosofia pode parecer muito difícil, mas na prática é mais simples do que se imagina. Por exemplo, um caminho para começar a pensar fora da caixa é aprender o trabalho de outros colaboradores, conhecer o andamento da função de vários departamentos ou, se sua empresa é muito pequena, entender o mercado do seu vizinho, por exemplo.
Quando você tenta compreender algo que parece muito estranho ou completamente fora de sua realidade, você não só está pensando fora da caixa, como também ampliando sua capacidade de buscar soluções para problemas que pareciam ter apenas uma única resolução.
Em uma empresa, não existe exatamente o certo e o errado para resolver questões ou ampliar novos mecanismos de produtividade. O que existe são caminhos que conduzem ao desenvolvimento de novos meios de produção ou até mesmo de criação.