ReactJs: o que é, como funciona, quais suas vantagens e desvantagens – Second Mind

Fábrica de Software e Outsourcing

Se você já trabalha com programação, ou está iniciando na área agora, provavelmente já ouviu falar sobre React. É uma das bibliotecas mais populares para criar interfaces de usuário (frontend). Mas não se preocupe se você não sabe do que se trata! Neste artigo você vai entender o que é o React, como funciona e quais são as suas vantagens e desvantagens.

 

O que é?

O React é uma biblioteca JavaScript de código aberto para interfaces gráficas, ou seja, um ambiente que vai facilitar o desenvolvimento de aplicações WEB. Desenvolvido e mantido pelo Facebook desde 2013, tem como principal objetivo organizar o conteúdo e tornar a utilização do usuário mais eficiente.

 

Como funciona?

Tudo isso é possível porque o React permite a reutilização do código de maneira simples através de componentes. Dessa forma, a estrutura de codificação se torna mais descomplicada, o que facilita também a renderização e o mais importante: os componentes desenvolvidos podem ser utilizados posteriormente em outras aplicações.

 

Componentes 

Os componentes são escritos em JSX, uma extensão que permite combinar HTML e JavaScript. Eles permitem que a interface de usuário seja dividida. Assim, cada parte da aplicação pode ser separada isoladamente e, com isso, reutilizada.

 

Interfaces de usuário 

As interfaces de usuário criadas no React podem ser encontradas em diversos motores de busca. A partir disso, torna-se mais simples a criação de aplicações que obtenham bons resultados na indexação através do SEO. 

Ainda sobre a indexação, aplicações comuns do React tem toda a sua interface e chamadas de API sendo executadas no lado do cliente, ou seja, no próprio browser do usuário. Isso traz uma limitação quando se analisa a forma como vários motores de busca funcionam, onde geralmente a indexação não espera o carregamento completo da página. Isso significa que, quando o motor de busca avalia a aplicação, não consegue encontrar informações relevantes, prejudicando assim, a indexação.

Para contornar esse problema uma alternativa seria utilizar o NextJs – um framework que adiciona diversas funcionalidades ao React. Uma funcionalidade específica utilizada nessa questão é a renderização estática e pelo lado do servidor, já que para gerar suas páginas, o NextJs executa em paralelo um servidor Node.

Então, com esse framework, o React consegue montar suas páginas no lado do servidor e retornar ao usuário uma página mais completa, solucionando o problema dos motores de busca, já que assim as páginas passam a ter todas as informações necessárias para melhorar a sua indexação. 

 

Conclusão

Na Second Mind a utilização do React Js trouxe uma grande evolução ao frontend das aplicações, contribuindo muito na estruturação e reaproveitamento de código, o que resultou em um ganho considerável de tempo com manutenção, além de deixar o desenvolvimento mais rápido e simplificado.

Apesar de ser uma biblioteca relativamente nova, o React vem ganhando muito espaço dentro do mercado, sendo utilizado por grandes empresas como Netflix, Airbnb, Facebook, WhatsApp, eBay dentre outras, e devido as suas vantagens vem se tornando umas das principais opções do mercado para construção de aplicações web.

 

 

Autores: Richard Felipe Ribeiro Reis e Brenda Camilly Baêta Vieira

 

×