Sem a utilização de uma linguagem de programação, dificilmente, você estaria acessando esse conteúdo e nos lendo agora. Elas são fundamentais para que o ambiente virtual se torne adequado.
Basicamente, podemos dizer que a linguagem de programação é a tradução das linhas de códigos binários, para uma língua em que, os comandos de nossos computadores, smartphones ou tablets possam compreender.
O que, talvez, você não saiba é que não existe apenas uma forma de promover essa interpretação. Pode-se fazer através de diferentes tipos de linguagem de programação.
Dentre as várias existentes hoje, afirmar que a PHP e a .NET são as mais utilizadas, não seria incorreto. Pois são as mais procuradas e trabalhadas.
Recentemente, um site de tecnologia, chamado W3Tech, realizou uma pesquisa para saber quais tipos de linguagem eram os mais utilizados por desenvolvedores de softwares.
Chegou-se a conclusão de que 82% dos desenvolvedores preferem PHP. Já o .NET é a escolha de 15,7%. Juntas, as duas linguagens representam 97,7% das escolhas.
E, agora, como decidir a melhor opção para seguir a customização de seu software? Vamos te ajudar com isso.
Prontos?
Optando por PHP
A sigla PHP significa Preprocessed Hypertext Pages. Trazendo para a nossa língua, vamos ter Páginas de Hipertexto Pré-processadas. Como vimos na pesquisa acima, esse é um dos tipos de linguagem mais utilizado no mundo.
Os grandes sites que você conhece na internet, como o Facebook, Wikipédia e milhares de blogs e sites feitos em WordPress, fazendo uso desse tipo de linguagem.
Segundo a própria desenvolvedora do PHP, são mais de 244 milhões de usuários únicos.
O que chama a atenção dos desenvolvedores é que o trabalho em PHP tem uma programação bem simples, o que ajuda a quem está aprendendo a logo se identificar. No entanto, mesmo diante de tanta simplicidade, oferece os recursos ideais para profissionais que já têm mais experiência nesse tipo de trabalho.
Quer mais vantagens? Tem mais…
- O que tornar a linguagem PHP ideal é o fato dela possuir um código aberto. Isso faz com que ela seja gratuita e que passe por melhorias constantes feitas por qualquer programador. Isso para que seja corrigido bugs ou acrescentar novas funções.
- Os custos de um plano de hospedagem para servidores PHP normalmente são baixos
- O desempenho é superior a suas concorrentes.
E se a opção for .NET?
A linguagem .NET é uma programação da Microsoft, fazendo com que você tenha basicamente tudo o que você precisa em estrutura e tecnologia para desenvolvimento dentro do Visual Studio, uma das melhores ferramentas de desenvolvimento já criadas. Todo o código gerado é compilado reduzindo assim as possibilidades de erros sejam encontrados no código.
O .NET é uma linguagem orientada a objetos, o que garante a vantagens como a reutilização de código, melhor organização deste, manutenção mais simples, maior escalabilidade da aplicação e outros.
Optando pelo .NET Framework, você encontrará:
- A possibilidade de gerenciar a memória e obter uma melhor liberação de espaço através do coletor de lixo (garbage collector);
- Uma possibilidade de biblioteca bem vasta nativa na linguagem e com fácil integração;
- garante a facilidade de integração de sistemas através de API’s;
- Compatibilidade quase que total com as versões;
Tenha a mente aberta as duas possibilidades e esqueça os preconceitos na hora de escolher, a decisão entre elas deve estar ligada a cultura organizacional, as necessidade e limitações de cada linguagem e principalmente aos recursos que a sua empresa tem disponíveis para implementação.