Para você, tecnologia e garagem são duas palavras que não se relacionam? Se a resposta é positiva, você está completamente errado. As duas coisas já andaram muito juntas ao longo da história.
Ficou curioso? Acompanhe nosso artigo a seguir e entenda o que queremos dizer com essa afirmação. Aqui, você descobre o que a tecnologia da informação tem a ver com o espaço das garagens.
Como surge a tecnologia da informação?
Os primeiros avanços em relação à tecnologia da informação podem ser observados através da criação de diferentes máquinas. Uma das primeiras foi a prensa para impressão de jornais, criada por Gutenberg. Esse é o precursor da maioria dos equipamentos para comunicação.
Com o passar do tempo, surgem alguns outros tipos de máquina, que também ajudam na interação humana. É o caso da criação de registradoras em caixas, de calculadoras para soma e de, finalmente, máquinas de computador.
Os primeiros avanços são decorrentes de imperativos militares durante a Segunda Guerra Mundial. Foi dessa maneira que os modelos mais primitivos de computadores surgiram e se difundiram pelo mundo.
O que tudo isso tem a ver com as garagens?
Durante a época da guerra, as máquinas eram usadas para combate e estratégias. Entretanto, depois do período, os computadores começaram a ser incorporados no universo comum. Os primeiros usos foram profissionais, para empresas.
Com o passar do tempo, as pessoas começaram a ter computadores pessoais. As máquinas eram enormes, e somente um público seleto tinha a capacidade de compreender o funcionamento.
Aí está a conexão com as garagens: como os produtos eram grandes, começaram a ser colocados em espaços amplos, dedicados ao conhecimento dessas tecnologias. E que espaço mais reservado do que uma garagem para o surgimento dos primeiros programas?
Empresas que nasceram em uma garagem
A entrada de computadores em um espaço pessoal das garagens fez com que muitos exploradores se arriscassem no mundo da tecnologia. Com isso, diversas empresas se formaram. Separamos algumas delas abaixo.
Microsoft
Bill Gates e Paul Allen foram os responsáveis pela produção de uma linguagem inovadora para computação. Um dos sistemas mais conhecidos do mundo, a Microsoft surge das tentativas desses visionários, que na época estudavam em Harvard e desenvolviam dentro de uma garagem.
Sony
A Sony também começou na porta de casa, em um pequeno espaço vazio de uma loja de departamentos no Japão. Akio Morita começou a lançar transistores no pós-guerra, ampliando as suas fabricações para pequenos rádios com fone de ouvido, os chamados walkman. Hoje em dia, é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
A maioria conhece a história do Facebook, que começou em um pequeno espaço de uma moradia estudantil. Mark Zuckerberg, que na época era estudante de Harvard, desenvolveu um site para troca de informações entre os colegas. Anos depois, o projeto virou a maior rede social do mundo.
E você, entendeu como os dois conceitos se relacionam? O que você achou desse campo tão particular de proliferação de novas ideias? Deixe o seu comentário abaixo!