É evidente o descaso do Brasil com a produção de tecnologia e ascensão desse mercado, que é um dos maiores do mundo. De fato, são poucas as inovações que surgem nacionalmente.
Mas por que isso ocorre? Tudo pode ser atribuído ao descaso dos políticos frente a necessidades de investimento e produção de tecnologia. Se você quer entender mais sobre o assunto, acompanhe nosso conteúdo a seguir.
Afinal, os políticos investem em tecnologia?
Vamos deixar claro que os políticos, independentemente do partido ao qual se filiam, não possuem planos para investimento em tecnologia. E não estamos falando somente de dinheiro. Para fazer com que o campo de atuação cresça de maneira efetiva, outros cuidados precisam ser tomados.
É o caso, por exemplo, do estímulo à formação e instrução de empreendedores criativos e alinhados com o mercado global. Países em que o investimento em tecnologia é forte possuem esses elementos como primordiais.
Você pode abrir os planos de governo do candidato que preferir, e raramente achará uma menção aos avanços da tecnologia. O pior de tudo é que não existem diretrizes concretas para seguir em relação ao estímulo para crescimento do ramo.
Passando por momentos relevantes da história dos nossos presidentes, governadores e prefeitos, também identificamos a mesma coisa: descaso com os investimentos em produção de tecnologia no Brasil.
Por que há esse descaso?
Ok, você não tem mais dúvidas que de tecnologia e política não se conversam aqui. Mas o que ajuda a estabelecer essa péssima tendência? É o que vamos verificar abaixo.
Ações mais pontuais
Não precisa ser especialista para saber que existem muitos problemas que precisam ser solucionados pelos políticos do Brasil. É o caso das questões de saúde, segurança, desigualdade social, economia, entre outros.
Uma hipótese para explicar a falta de investimentos no ramo de tecnologia é o enfoque dos políticos nesses assuntos, que normalmente são os que mais chamam a atenção da população.
Economia imatura
Outro aspecto interessante é a evolução da economia. Se você parar para observar, os países que mais se aplicam na área de tecnologia são os com economias desenvolvidas, que podem movimentar fundos para garantir o acesso à pesquisa, educação e abertura de negócios.
Aqui, argumentamos que a economia está imatura exatamente por conta desses aspectos. Não há disposição para investimentos monetários nos preparativos para criar um campo de abertura aos avanços da tecnologia.
A política atrapalha a tecnologia?
Afinal, podemos concluir que a política atrapalha a tecnologia? Com as questões de falta de incentivo, limitações na legislação e enfoque em outros problemas, nossa conclusão é que sim, a política é um grande entrave para que a tecnologia no geral se desenvolva.
É dever da população pressionar os candidatos e ocupantes de cargos políticos a considerarem esse ramo tão importantes nos planos de governo!
E aí, qual você acha que seria a solução para melhorar as conquistas no ramo da tecnologia em nosso país? O que você achou do artigo de hoje? Deixe um comentário abaixo e opine sobre o tema!